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ESTATUTO E REGRAS DA EQUIPE DJJC
ESTATUTO
14/01/2021

Apresentação:

Criada em 2003, a Equipe Dennis Jiu-jitsu Club, administrada pelo professor faixa preta 3 graus Edenilson Lima (Dennis), tem por princípio os valores do verdadeiro Jiu-jitsu, que visa transmitir o conhecimento da arte suave aos praticantes de forma a proporcioná-los uma melhor qualidade de vida, transformando o corpo e a mente, para que possam usufruir de uma vida saudável, física e mentalmente.
Acreditamos que o verdadeiro valor do Jiu-jitsu, como arte marcial, não está em sobrepujar o outro pela agressividade, e, sim, pela nobreza de espírito, domínio dos sentimentos, modéstia, perseverança e eficiência. Através de boa conduta, preocupamo-nos com o aprendizado dos alunos e de uma estrutura física de qualidade, objetivamos uma perfeita inserção da escola em nossa comunidade. Sem preconceitos com idade, sexo, cor, força física ou habilidades motoras.

Nossas aulas não se resumem a golpes e exercícios físicos, mas também a discussões sobre a arte marcial em nosso cotidiano e sobre os aspectos filosóficos e psicológicos que atuam em nossas vidas a partir da prática do Jiu-jitsu.

A equipe juntamente com seus professores são devidamente registrados na CBJJ e IBJJF, órgãos esses que regem nosso esporte no Brasil e no Mundo.

Objetivos:

Ensinar Jiu-jitsu como meio de desenvolvimento individual e pautar o dia a dia de acordo com o estilo de vida do Jiu-jitsu, com atitudes que refletem os valores aprendidos através dos estudos dentro do tatame.
A arte suave é baseada nos princípios fundamentais de equilíbrio, controle, eficiência, efetividade, adaptação, apoio mútuo e ação de alavancas. Durante a prática, o aluno está constantemente fazendo uso destes princípios para executar um objetivo desejado, seja uma raspagem, queda ou estrangulamento, apenas para mencionar alguns exemplos.
O progresso de uma pessoa no Jiu-jitsu é uma consequência do domínio destes princípios e é natural que o aluno comece a estabelecer paralelos entre os desafios encarados nos tatames e os desafios encarados em sua vida diária.
Quando isso acontece, o aluno começa a experimentar o maior e mais extraordinário benefício de estudar o Jiu-jitsu: uma melhora extrema em seu estilo de vida.
Em suma, eis alguns comportamentos típicos de alunos dedicados ao bom Jiu-jitsu:
• Comer bem é Jiu-jitsu! – O aluno dedicado passa a se preocupar com o seu corpo, se está bem alimentado para o próximo treino. Um hábito alimentar inadequado não fornece a energia necessária para a prática do Jiu-jitsu. Com isso, o aluno ganha energia e saúde também para o trabalho e a vida diária em geral.
• Cuidar de seu corpo é Jiu-jitsu! – O corpo é o templo que permite a você se conectar com esta maravilhosa arte. A prática pode ser exigente às vezes, e você vai se cuidar de modo que o seu corpo se recupere, permitindo assim que você retorne à prática no dia seguinte. Além disso, um corpo saudável eleva a autoestima, injeta confiança e afasta das doenças.
• Dizer não ao cigarro, ao álcool, às drogas em geral é Jiu-jitsu! – O aluno dedicado quer evitar qualquer coisa que possa ser prejudicial a sua saúde física e mental, uma vez que seu corpo é tão necessário para a prática, bem como sua mente. O estudante aprende o quanto é bom se manter afastado de qualquer coisa prejudicial a ele, inclusive de alimentos pouco nutritivos.
• Manter um laço estreito com os seus parentes e amigos é Jiu-jitsu! – O aluno dedicado quer contribuir com os seus entes queridos, já que ele sabe que não é possível se desenvolver sem a ajuda deles. Ele busca fortalecer os seus laços com os outros porque graças a esta interação ele é tirado de sua zona de conforto e evolui como indivíduo e como aluno.

Diretoria
Edenilson Lima (presidente),
Anderson Sarris (vice-presidente),
Thiago Lima (1 diretor),
Eder Duarte (2 diretor),
Allyson Paio (1 secretario),
Esdras Roberto (2 secretario),
Alexandre Bacchi (3 secretário),
Daniela Arouca (Marketing),
Maykel Marques (Marketing)
Léo Filho (marketing),
Alessandro Palomares (colaborador),
Paulo Benatto (colaborador),
Pedro Andrade (colaborador),
Michel Corsi (relacionamentos),
Henrique (relacionamentos),
Reinaldo (relacionamentos),
Andre Henrique (colaborador equipe de competição),
Everton Cruz (colaborador equipe de competição),
Fabrício Almeida (colaborador equipe de competição),
Luciano Ferreira (colaborador)

Quem pode treinar jiu-jitsu:

Não importa o sexo, idade ou profissão. O Jiu-jitsu brasileiro pode fazer bem à todos. A arte marcial japonesa foi aperfeiçoada no Brasil pela família Gracie, e até hoje é considerada o estilo de luta mais eficaz de todos os tempos.

Quem Esta autorizado a dar aulas:

Faixa preta
Faixa marrom com a supervisão de um faixa preta.

Captação de alunos novos:

Alunos em aulas experimentais ou que estão iniciando devem receber uma atenção especial tanto do professor quanto dos graduados da academia, lembrem-se: “A primeira impressão e a que fica”. Se o aluno se sentir acolhido e perceber que a academia supri as necessidades dele com certeza ele voltará no outro dia para fechar o contrato.

Alunos que vieram para equipe de outra academia:

Sabemos que alunos vem e vão, assim como temos alunos que chegam em nossa academia também temos os que vão para outra... O aluno tem livre arbítrio para escolher o lugar onde quer treinar... Porem, o bom relacionamento entre os professores deve prevalecer...Toda entrada ou saída de aluno entre filiais o antigo professor deve ser o PRIMEIRO a ser comunicado tanto pelo aluno quanto pelo professor que esta recebendo o novo aluno.
Mudança de academia por facilidade de locomoção (ex. academia perto de casa), são aceitáveis, mas nunca por facilitação no valor de mensalidade ou bolsa oferecida.


Sistema de graduação:

A equipe se reunirá duas vezes ao ano em SEMINÁRIO e aproveitará a data especial para fazer o cerimonial de graduação dos alunos. Seguindo o padrão dos últimos anos o encontro ocorrera no meio e no final de cada ano.
Cada professor tem o dever e responsabilidade de avaliar seu aluno…
Para troca de faixa e atualização de grau e necessário que no mínimo o aluno seja frequente na sua academia, cumprindo assim o tempo mínimo determinado pela equipe.

Obs. “Levando em conta a qualidade de treino que temos dentro da equipe e professores realmente qualificados… Confio plenamente que se o aluno cumprir o tempo determinado em cada faixa ele vai evoluir e estará pronto para encarar os desafios do próximo nível”.

No adulto faixa branca, azul, roxa e marrom, o aluno deve conquistar 4 graus na faixa antes de ser graduado pelo professor (faixa preta).

Tempo mínimo e quantidade de aulas em cada faixa:

Obs. 3 aulas semanais = 12 aulas mês = 144 aulas ano = 216 aulas 1 ano e ½ = 288 aulas em dois anos (isso levando em consideração uma media de 3 aulas semanais).

Cada professor deve estar ciente que a avaliação do aluno deve ser feita pelo tempo de tatame ou dias treinados em SUA academia e não pelo tempo de MATRICULA… De nada adianta um aluno estar matriculado e pagando a mensalidade em dia, porém, não e um aluno frequente.

Branca para azul = 144 aulas (media de 1 ano a 1 ano e meio de treino na faixa)
Azul para Roxa = 288 aulas (media de 2 a três anos de treino na faixa)
Roxa para marrom = 216 aulas (media de 1 ano e meio a 2 anos e meio de treino na faixa)
Marrom para preta = 216 aulas (media de 1 ano e meio a 2 anos e meio na faixa)

Sendo assim, o aluno que cumprir todos os critérios de avaliação do professor tem a possibilidade de caminhar da faixa branca a preta em 6 anos (usando o tempo mínimo) ou 9 a 10 anos (usando o tempo máximo).

Informação importante: Entendendo que para avaliar um aluno leva tempo e vai muito além de pagar mensalidade ou estar presente nas aulas… Um aluno que vem de outra equipe com 4 GRAUS na faixa deve cumprir um tempo mínimo diferente na primeira avaliação…

Sendo assim, fica determinado azul (1 ano), roxa (1 ano), marrom (2 anos).

Graduação Kids:

Quantidade de aulas e desenvolvimento dos alunos fica a critério do professor avaliar se o aluno esta pronto ou não a trocar de faixa.
Diferente dos adultos, não podemos deixar as crianças muito tempo na mesma faixa, devemos trabalhar sempre motivando e premiando cada pequena conquista da criança.
Uma das formas de manter a criança motivada e treinando frequentemente e a graduação.
Diferente dos adultos, as datas de graduação das crianças serão divididas em 4x no ano, duas no mesmo dia do seminário dos adultos (meio e fim de ano), e duas na academia.
Seguiremos o padrão das faixas coloridas da cbjj/ibjjf com graus na faixa.

Uniformização dos alunos:

Manter os alunos uniformizados é uma regra básica da nossa equipe. O path com a logo da equipe deve ficar visível com a imagem maior nas costa e a menor na frente do kimono.
Uso de rash por baixo do kimono passa a ser obrigatório em treinos mistos ou com plateia.
Todo professor deve estar usando rash por baixo do kimono.
Estão autorizados o uso dos kimonos nas cores branco, preto e azul, podendo o professor padronizar uma dessas cores dentro da sua academia.
Professores que criaram sua própria logo deve orientar os alunos a costurarem a logo da equipe e do professor lado a lado nas costa e pequeno na frente, sem alterar o padrão de anos que seguimos.

Venda de path, kimonos, camisetas, rash, artigos, etc…
Esta autorizado o professor faixa MARROM/PRETA vender kimonos, camisetas, rash, path, artigos, etc, única e exclusivamente dentro da sua academia e para seus alunos, ficando proibido o comércio desses artigos para alunos de outras filiais… Obs. salvo em casos de acordo entre professores.


Conduta do professor:

Jamais convide para treinar alunos de outras equipes ou filiais sem o consentimento do professor.
Mantenha postura nas redes sociais.

Marketing digital:

Com o crescimento do digital hoje temos a oportunidade de divulgar nosso nome e academia nas redes sociais ou web sites de forma gratuita… Porém, ao fazer divulgações, nunca se esqueça de associar o nome da equipe ao seu marketing, isso ajudara a fortalecer sua identidade dentro da equipe mostrando que você como professor continua pensando no coletivo.

Valores de mensalidades:

Os valores e planos são determinados por cidade e não por bairros, ficando expressamente proibido a variação de valores dentro da mesma cidade. Todo professor deve valorizar os anos de treinamentos e investimentos, apresentando com clareza para o aluno o método de ensino, valores e planos…
Ex: Em Maringá, o valor das mensalidades variam entre R$100,00 a R$160,00 dependendo do plano.

Todo professor deve manter sua respectiva mensalidade em dia, lembrando que o professor é o espelho dos alunos…
Obs: Não espere que os alunos sejam fiéis na mensalidade se o professor não da o exemplo.


Método de ensino:

O treino de Jiu-jitsu pode durar de 40 até 90 minutos, dependendo da intensidade e da quantidade de alunos. ... Depois do aquecimento, que dura em torno de 30 minutos nas aulas mais longas, o treino passa para a parte técnica. Nesse momento treinos de drills e posições são necessário e por ultimo treino de sparing.


Turmas e níveis

Atualmente o programa de aulas DJJC abrange turmas mistas (masculino e feminino), com iniciante, intermediário e avançado treinando no mesmo ambiente. Estamos estudando a possibilidade de separar as turmas por nível conforme o crescimento e a disponibilidade do professor. Separar turmas tem dois lados da moeda, um deles e que comprovadamente um aluno iniciante tem o desenvolvimento acelerado em um ambiente com graduados e sabemos que quanto mais rápido o aluno aprender mais treino duro o graduado tera e assim segue um ajudando o outro. Outro lado e que sim, treinos entre graduados são excelentes para evoluir, pois a troca de informações e mais rápida entre eles…
Academias mais antigas com uma quantidade grande de alunos fica mais fácil de administrar e separar turmas, porem, academias menores ou que estão começando o treino misto e necessário para o crescimento.
Treinos de competição ou de graduados são administrados pelo professor durante as aulas regulares e eventualmente com aulas extras.


O que não pode fazer:

Conversar durante o rola. (falta de respeito)
Questionar o professor enquanto ele explica
Treinar com kimono sujo
Deixar as unhas grandes
Comentar treinos de forma não construtiva
Treinar com alianças, joias e piercings
Treinar quando estiver doente
Pisar de sapatos ou tênis dentro do tatame